77777777777777777777777777777777777

RSS
Olá Baby. Com tecnologia do Blogger.

Casa dos Segredos Portugal

Eis um programa de televisão visto por muitos portugueses. Ao que parece, este programa que passa no canal directo 24h do MEO, é o mais visto de todos. O que é que acham dos concorrentes ainda dentro de casa? São mais o grupo do Vitor ou o de Vera? Quem acham ser o concorrente mais falso? O mais intriguista? O mais genuíno? Qual o preferido e porquê?

E mais importante... quem querem ver sair dali para fora? E... quem escolhem para vencedor?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CASA DOS SEGREDOS

Mais um Domingo, mais desenvolvimentos neste concurso Secret Story. Acompanhei esta gala enquanto fazia outras coisas no computador e acabei por confirmar uma impressão que já vinha de antes. Júlia Pinheiro não é imparcial com Ana Isabel. Cada vez que a interroga no confessionário, fá-lo pela negativa. Não é isenta. Já com Vera.... também não é isenta, mas claramente uma simpatizante declarada. Com Ana Isabel, parece ter antipatia. A esta concorrente insiste em colocar questões um pouco tendiosas. O papel dela é questionar, mas a forma como o faz... Outra coisa que reparei, e isso desde a gala passada é que, coincidência ou NÃO, a palavra "EXPULSO" não tem sido mais utilizada. Terá sido por terem lido neste blogue o meu ódio declarado a esta palavra tendiosa e cruel? Pode ser... afinal, fazem-se pesquisas para saber a que ponto está a popularidade do programa e dos concorrentes. E a internet é a ferramenta eleita.

Como acompanhante cada vez menos ocasional do programa, sou da opinião que Ana Isabel é o bode expiatório dos desentendimentos que naturalmente surgem nestas circunstâncias de clausura forçada entre desconhecidos. A rapariga tem "sangue do norte", como se diz, fala o que pensa e tem um tom de voz um tanto elevado. Mas isso não é pecado nenhum! Não foi antipática com ninguém nem ofendeu intencionalmente alguém, mas logo decidiram que ela era "alvo a abater". De facto, parece-me uma rapariga forte, por aguentar toda esta pressão. Tem a desvantagem de estar ali com o namorado, o que faz que cada minuto que ali passe custe o triplo do que custa a qualquer outro. O mesmo se passa para ele. Mais mérito têm. Aposto que, noutra desta, não se metem!

A saída de Hugo M. não foi surpresa nem para o próprio. Surpreso fiquei eu. A pesar de já ter percebido o carácter "revolucionário" do rapaz, que revelou-se calculista e consciente das câmaras como ninguém, desconhecia o seu contínuo comportamento para tentar dificultar o trabalho da produção. Colocar o microfone em "mode", pensando que estaria silenciado, esconder-se das câmaras, queixar-se da falta da água quente e do risco de ficar constipado para, de seguida e há noite, decidir ir apanhar banhos de lua com chuva torrencial. Foi nomeado pela voz (não pela Ana Isabel) e, pelo que intuí, a produção até foi bastante condescente, até não poder mais e as regras terem sido claramente desrespeitadas. Hugo M. desafiou a autoridade de forma incontornável e, após a 28ª vez, teve de ir a "castigo". Pareceu-me correcto.

Deduzo que o rapaz ficou lixado consigo mesmo. Tanta frieza e calculismo, para não ser nomeado e acaba por cavar a própria sepultura...

Compreendo melhor a acção da produção ao dar uma missão colectiva de não falarem de si próprios. A tal do Narcisismo... quem falhou, foi quem esperava que falhasse. E agora, ao ouvir as conversas que os concorrentes têm após o directo, acho que deviam dar outra! Vera só fala das supostas reacções do público e da apresentadora às suas tiradas. Faz o filme todo, fazendo com que os outros a creiam muito popular e amada por todos fora da casa. Não é a única a falar de si. Todos falam. Os rapazes adoptaram uma técnica de caça-votos-de-simpatia que, se fosse eu a decidir, proibiria de todo: os clubes de futebol. O primeiro foi Zé Miguel, que insistiu vezes e vezes sem conta que António levasse o "seu" cachecol à final. Uma clara estratega para ser poupado. Estranhamente sem cachecol, Ivo mudou de estratégia e agora, exibe um do Benfica. E assim os homens procuram a simpatia de um grupo, de uma massa.
"Portugal é Lisboa, e Lisboa não vota" - acabei de ouvir Ivo dizer esta frase. É curiosa, no mínimo. Faz reflectir sobre as votações. A meu ver, uma coisa que este pessoal que vai para os reality shows nem sempre entende, é que NÃO É PORTUGAL que vota. Eu vejo, mas não voto. Dificilmente votaria nisto. Acho que não me involvo a esse ponto, de querer remover alguém do jogo. Quem vota são os interessados. Os amigos e familiares daqueles que estão na casa. Os que são mais espertos, mais populares ou têm mais conhecimentos das metedologias de voto e como tirar o melhor proveito das mesmas, está em vantagem. A primeira vez que isso ficou claro foi num Big Brother anónimos, em que uma concorrente de nome Tatiana de quem ninguém gostava e todos votavam para sair, ficou até ao fim. Fez confusão a todos e, no final, deixaram de a nomear, porque não valia a pena e quem a nomeava, corria o risco de ser eliminado na semana seguinte. Se todo o Portugal gostava dela? Duvido. Mas os pais sabiam o que fazer para continuar a alimentar a sua menina mimada como sempre a habituaram.
Ivo e os amigos, no jardim, falam da segurança ao redor da casa e das vozes que conseguem escutar a gritar lá para dentro.
"Vitor, filho da p***" - garante Ivo que ouviu alguém gritar o nome do concorrente, seguido de várias vozes em coro a dizer "filho da p***".
Depois diz que a Catarina disse que ouviu o seguinte: "Ana és uma vaca do car***". Lança a polémica, mas diz que ele não ouviu. Depois repete o que ouviu sobre Vitor, as vozes que o chamaram de "filho da p***". É então que Vera, associando essas vozes às dos seus amigos, diz:
"E o meu nome ouviram?" - Pergunta Vera a direccionar a conversa novamente para si. "Não", dizem os amigos. Muito rapidamente ela sai-se com esta: "E de manhã ouviram!" - "São malucos para virem para aqui todos os Domingos de manhã" - responde Ivo, revelando para quem os está a escutar a esta hora, como eu, que é habitual todos os do domingos de manhã, alguém ir gritar o nome da Vera para as limitações dos muros da casa. Daí a imaginar que as vozes que insultaram Vitor eram amigos dela, parece ter sido uma dedução óbvia da própria.
"Quem ia à barra era o Vitor e o Hugo" - diz Ivo a Vera e a Zé Miguel (o que só disse maravilhas sobre Ana Isabel em directo no programa e agora confessa que a quer fora de casa), ao falarem sobre as nomeações da semana passada. Então Ana Isabel tinha mesmo razão. Acho que fez bem em mudar as suas nomeações, embora ache que Hugo M. teria saído com o Vitor ou com o Hugo F.
Ivo refere-se a Vitor, Ana e Hugo F. como "trio odimira" e diz que são um "bombom" que está guardado para o fim. Os três continuam a falar de nomeações e a fazer contas de quem vai nomear quem e como é que se podem salvar. E eu fico por aqui, que vou dormir!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Casa dos Segredos

Tenho acompanhado A Casa dos Segredos. Amanhã vão a votos duas candidatas com que simpatizo e, o que é mais curioso, é que as duas estão a ter uma pela outra um respeito mútuo. Cada uma lamenta por si, mas também pela outra. Ouvi à pouco umas imagens em que Ana Isabel diz que vai ser ela a sair. É capaz de ter razão por dois motivos. Primeiro, porque a Jade tem sido a protagonista da semana, iniciando o show por achar que era ela que ia sair. Primeiro ficou tristinha, depois desabafou no confissionário, depois quis revelar o seu segredo, porque preferia que ele fosse revelado na casa e não fora dela. Ana Isabel nada fez para ter protagonismo. Está convencida que vai sair e não apelou ao voto contra Jade. São duas pessoas, cada uma na sua maneira, muito decentes. É, de facto, uma pena a armadilha que lhes estenderam. A segunda dirigida àquele "grupo".


A semana passada não sabia nem queria saber qual dos homens saía. Era-me indiferente mas, tal como os próprios, achava que ia ser o Victor. Ele também, pela reacção que teve. O concorrente expulso também ficou surpreso e indignado, tal como a mãe e o irmão em estúdio. Confesso que não gosto de Victor. Gosto de Ana Isabel e da sua postura, mas o namorado é cobarde. Quando quer, coloca uma voz de pessoa decente e normal, mas não é máscara que consiga aguentar por muito tempo. Parece-me frágil, muito pouco confortável com a sua vida e não percebo nada do que se passa naquela cabecinha de homem de 38 anos! Acho que é inseguro e, a cobardia, prova-a por revelar ser "só garganta" e gostar mais de fazer ameaças e dar bocas nos finais das galas, a sair de uma sala, quando a outra pessoa já virou as costas... e por aí adiante. É aquele tipo que uma mulher acaba por achar sedutor e, algumas, talvez procurem resolver aquela "confusão interior" para ver se o que está debaixo dela merece a pena. Mas isso é tarefa ingrata.


António "lixou" Jade ao nomeá-la. Parte fê-lo por despeito, por a rapariga não lhe dar a atenção que ele desejava. Jade foi muito decente, nunca lhe deu esperanças nem o afastou com mais repúdio do que seria aceitável. Mas o rapaz não percebeu, não entende que não tem quem arranjar ali dentro e que a cosmopolita e muito jovem Jade não procura o seu tipo. Ciumento por esta se dar bem com Hugo F, nomeou-a. A rapariga já devia estar à espera, porque teve uma missão que a tramava para as nomeações. Ia ser nomeada por ter nomeado Renato e por ter se aproximado de Hugo F quando António mostrou interesse por ela primeiro. É triste mas, as mulheres continuam a ser moralmente julgadas por um prisma distorcido. Já Ana Isabel começou a ser perseguida ali dentro sabe-se lá porquê. Ouvi o Zé dizer que Ana já devia estar habituada, porque era a 3ª nomeação dela. Mas está errado. Custa muito ser sistemáticamente votada para sair. Ainda mais quando não se conspirou contra ninguém nem se é responsável por separatismos. Querem passar essa imagem dela, mas não é verdade. E que o Ivo se refira a Victor como "o cornudo" não abona nada a favor de Ana, é injusto e desrespeitoso. Uma mulher já não pode aceitar uma atenção de um rapaz que é logo uma P***. Por favor! Eles é que andam sempre cheios de segundas intenções e são uns santos. É uma mentalidade falsa-moralista. Pior ali dentro é a relação de Hugo M com Joana. Ela, coitada, parece apagadinha e sem interesse. Como dali sai uma actriz é que não me convence. Ele é calculista, mas de uma maneiro muito pouco abonatória. Está a representar e é o menos emocional ali dentro. É frio, calculista e inteligente. Desconfio que, no seu íntimo, também se acha o dono do mundo. Uma combinação que pode ser terrível. Todos os outros já gritaram, choraram, berraram, mostraram estas emoções. Hugo M não. Frio como pedra.
é engraçado quando, com toda a sinceridade algo inocente, pergunta a Hugo F o que é que as mulheres vêm nele. Confessa que não percebe como elas conseguem ficar mais do que 5 minutos a ter uma conversa e, a forma como o diz, sincero e realmente genuíno, é engraçada. O que quer isto revelar? Que as miúdas se sintam atraídas pela carinha laroca de Hugo F não é de surpreender. Mas para um tipo que se questiona sobre o porquê das coisas e procura ser analítico sem ser frio como Hugo M, faz muita confusão.
diz que Hugo F não tem inteligência. E é capaz de ter o seu quê de razão. Ouvi uma conversa em directo do rapaz, que procurava falar de si mas não tinha quem o ouvisse até encontrar os ouvidos tristes de Jade. De facto o rapaz pareceu ter algumas grandes ilusões a respeito da sua prestação no concurso e a respeito dos dividendos que lhe podia trazer. Até falou em entrar numa novela! Que ia ser um excelente concorrente e era o candidato ideal para vencer o concurso, porque ia deixar que dizessem tudo com ele: ir a programas de televisão, entrar em novelas, etc. Como se a Endemol ou a TVi os quizessem para alguma coisa! Quase todos vêm do Norte. Será que é porque assim não os chateiam tanto quando o programa terminar?
Hugo F pode não ser inteligente, mas é esperto. E esperteza ganha a pontos da inteligência, conforme o comprova o dia-a-dia. Tem a esperteza de analizar as pessoas, a esperteza de ouvir as mulheres... inteligência é bom, mas é uma "seca" com diz Jade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ídolos 2010

Estive a ver o programa Ídolos na Sic Mulher. Não costumo ver este tipo de programas. não me atraem muito. mas quando vejo, sei apreciar. Fiquei desapontado com o que ouvi. O juri é duro e não poupa críticas, muitas severas e dirigidas a jovens ainda muito emocionalmente frágeis. Mas, ao ouvir as suas críticas, tive de concordar com elas. Em alguns casos, teria sido ainda mais duro. E eu não sou assim, sou o oposto, gosto de incentivar e ajudar as pessoas a seguir e conquistar os seus intentos. Mas se há algo que me tem vindo a fazer confusão é perceber as diferenças entre a nossa juventude e os jovens de outros países -americanos, por exemplo, no que respeita ao acreditar e ao expressar os seus talentos. Irrita-me solenemente que nós pisemos um palco a "travar" a nossa estrela. Acho que isto mais do que tudo comprova que somos um povo oprimido, derrotista. Temos uma forma de educar os nossos a dar para o negativismo. Culpo a escola. Logo na pré primária, a forma como ensinam as crianças... é algo castrador. Usamos muito o "não" e pouco o "sim". Tememos o que vamos escutar, porque não temos o hábito de ter muitas alegrias. Somos uns castrados. Até podemos ter pouca autoconfiança mas, se não fossemos castrados, ainda havia hipótese disso nos prejudicar tanto. Temos, acho, dois graves erros: o da castração e o da ilusão. O primeiro é aquele que nos diz vezes sem contra: "Não faças isto. Não tentes que não vais conseguir. Para quê que vais às audições? Entre milhares de candidatos deves achar que és especial" - e este tipo de tretas típicas à portuguesa, derrotistas como tudo, que só nos puxam para trás. Assim, não há nenhum grandioso futuro para o país, a formar mentalidades destas! O que é feito dos navegadores? Das conquistas? E se tivessem dito este tipo de coisa a Gil Eanes? A Vasco da Gama? "Meu filho, não vás para o mar que é perigoso e podes apanhar um resfriado!". No que nos tornámos!

E depois existe o outro lado da moeda, igualmente prejudicial, que é aquele em que "tudo o que fazes é bem feito e os outros é que estão errados". Outro comportamento típico português. "O meu filho é o melhor filho do mundo. O meu filho não tem defeitos. O meu filho é lindo. O meu filho é talentoso. O meu filho porta-se sempre bem. Eu vou estar sempre do lado do meu filho". Ou lhes damos na cabeça a dizer que não prestam, ou lhes estragamos com mimos e ilusões. Ídolos é um programa que mostra isso. Temos os talentos brutos, muito brutos, talhados para brilhar mas que não fazem. Parecem ter medo. E, se se esforçam, o medo de errar, da rejeição, é tão forte que atrapalham a prestação. E não conseguem brilhar para ofuscar. Depois temos os que se acham muito bons e são incapazes de avaliar com clareza as suas capacidades, porque a mamã sempre lhes disse eram os melhores. E claro, há uma terceira espécie... os que foram gozados e humilhados e superaram isso criando ilusões. Por exemplo, uma pessoa que não canta bem porque não tem boa voz mas gosta tanto de musica que se põe a estudar, tocar e cantar. Os amigos gozam com ele na brincadeira e não percebem que o estão a magoar para além do ponto desejável. Para o combater, ele cria a ilusão de que é perseguido e não vê que existe razão na crítica, só não está correcto o método da expressar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS