77777777777777777777777777777777777

RSS
Olá Baby. Com tecnologia do Blogger.

Sessão Nostalgia CLÁSSICOS da TV

Graças ao fantástico youtube relembrei mais de duas dezenas de séries que em tempos vi com deleite. Algumas talvez tenham sido um privilégio de poucos na altura (década 80), pois devo-as ter visto no Sky channel ou mais tarde no super-channel ou outro canal semelhante que captava por parabólica. Muitas não recordo se também vi na rtp - pois só existia RTP, com legendas, ou se vi num dos 8 canais de satélite, sem legendas. Nem 15 anos tinha, mas eram uma maravilha de assistir. Para os que não viram, deviam ver. Deviam voltar a exibi-las. São tesouros. E o que é melhor: estão muito bem feitas, mesmo para os padrões dos dias de hoje. Quem AS viu ficou bem servido de boa televisão! (pobre geração de BBs...)


MR. ED (1961 - 1966 - CBS)



I LOVE LUCY (1951 - 1961 - CBS)
- Não era das favoritas mas dava para divertir -


O FUGITIVO (1963 - 1967 - ABC)
Esta lembro perfeitamente de assistir na RTP
Primeiro a preto e branco, depois a cores. 

Foi a primeira série "pastilha elástica" que assisti - pois já se adivinhava que em cada capítulo o protagonista acabava por escapar aos perseguidores. Mas era tremendamente empolgante e tinha viradas na trama que tornam até injusto que a integre na categoria "pastilha elástica" pois a trama estava bem escrita e por vezes fazia duvidar. "Como é que ele vai escapar desta"?. Partindo do pressuposto que Richard era injustamente perseguido, a série desenvolve-se em torno da sua incessante procura por provas da sua inocência, ao mesmo tempo que persegue o suspeito de ser o verdadeiro assassino: um homem maneta. O olhar sofrido, injustiçado e cansado do actor David Jansen conferiu à personagem muita autenticidade.

A história é baseada NUM FACTO REAL - o que a tornou tão mais apelativa. Se bem que a vida não foi tão simpática com o verdadeiro doutor Kimble, a quem assassinaram a esposa. Ele foi considerado culpado e só muitos anos mais tarde, já a ocupar um talhão no cemitério é que recebeu do estado dos EUA um pedido de desculpas e a exoneração.
Em 1987 sintonizava a televisão para ver isto, TWILIGHTZONE e HITCHCOK APRESENTA.


A QUINTA DIMENSÃO - P/B e cores
(1959 - 1964 )


E, claro, logo a seguir "OS LIMITES DA REALIDADE"
(RTP) 1963 - 1965


ALFRED HITCHCOK APRESENTA
Como eu vibrei a ver esta série! Alfred Hitckcock era simplesmente genial na sua forma de contar uma história e a apresentar. Mesmo no final ficava-se agarrado ao televisor para assistir à conclusão de Hitchcock - uma espécie de fecho moral e humorístico. 
Uma pessoa ficava a reflectir no que assistiu. 

E não consigo agora ficar mais tempo à procura de vídeos destas muitas séries, mas posso numerar mais umas tantas: CAROL BRUNET SHOW, BENSON, MAUDE, ALL IN THE FAMILLY, THE JEFERSONS, COSBY SHOW, DIFFERENT STROKES, PERFECT STRANGERS, WHO'S THE BOSS, CHEERS, THE FACTS OF LIFE, THE INVADERS, FAMILY TIES, "V", BUCK ROGERS NO SÉC. XXV, ESPAÇO 1999, O HOMEM DA ATLANTA, BATLESTAR GALACTICA, MANIMAL, STAR TREK, TAILS FROM THE KRIPT, FALTY TOWERS, THREE IS COMPANY, A-TEAM, MACKGIVER, SLEDGE HAMMER, TAXI, THE BRANDY BUNCH, UMA CASA NA PRADARIA, DALLAS, DINASTIA, O SANTO, A SUPER MULHER, THE STREETS OF SAN FRANCISCO, HAPPY DAYS, GET SMART - OLHO VIVO, OS VINGADORES, BEWITCHED - CASEI COM UMA FEITICEIRA, STREETS OF SAN FRANCISCO, THE RIFLE MAN, KUNG FU, MOONLIGHT (Modelo e Detective), DEMPSEY AND MAKEPEACE, VERÃO AZUL, I'LL TAKE MANHATAN, ALF, SOAP (brilhante novela), SARILHOS COM ELAS, NIGHT COURT, DEAR JOHN, etc, etc, etc...

Afinal, nem nomear todas que vi sou capaz, por enquanto. É tarefa dantesca! São tantas que se torna monótono descobrir todas. Lembro de algumas cujo nome me escapam como uma britânica em que duas crianças eram capazes de viajar no tempo ao descobrirem num jardim um relógio de sol (sun clock?), outra americana com um jingle que era o título da série em que uma família tinha um filho a crescer com a condição de trissomia 21, outra estrelada por Leonardo Di Caprio em criança que quase recordo o nome (Ah! Growing Pains) e são tantas que passaram nessa prolifera década de 80, que até parece que ao invés de uma estação de televisão, existiam dezenas! Para recordar os melhores jingles - alguns dos quais fui tentar reproduzir nas teclas do piano - aqui fica um vídeo que encontrei.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS