77777777777777777777777777777777777

RSS
Olá Baby. Com tecnologia do Blogger.

A BELA E O MONSTRO/beauty and the beast


E embora nunca possamos estar juntos, jamais estaremos separados!

É com esta frase dita por Linda Hamilton que termina a narração da abertura da série de TV dos anos 80 “A Bela e o Monstro”.


A história é conhecida desde que em 1831 Victor Hugo escreveu “O Corcunda de Notre Dame” e em 1910 Gaston LerouxO fantasma da Ópera”: homem e mulher criam uma afinidade especial, só que ele sofre de uma grande deformação que o isola da sociedade, facto que não importa para a jovem, mas decerto atrapalha a relação. Ele é Vincent e ela Catherine.

Se fosse exibida hoje, provavelmente seria assistida por poucos. Mesmo há distância, consigo lembrar que grande parte dos episódios obedecia (como todos, principalmente na década de 80) a uma fórmula, pouco variável. No caso, Vincent tinha de andar sempre de um lado para o outro a proteger a sua bela Catherine de bandidos que a queriam prejudicar. No entanto, por volta do ano de 1988, o sucesso desta série romântica em Portugal é inegável. Todos se juntavam diante do televisor e a série começava a nos envolver assim que se escutava o primeiro acorde da melodia da abertura.

Porém, não durou muito. Foi das mais curtas da década, talvez exactamente pela incapacidade que encontrou para se renovar. A fórmula esgotou depressa e a sitcom teve apenas três épocas, de 1987 a 1990. A personagem de Catherine é assassinada no início do terceiro ano e rapidamente substituída. A partir daqui os enredos limitam-se a lutas, violência, e mortes. A série não é renovada.

O actor Rol Perlman ganhou o globo de ouro para melhor actor em sitcoms no ano de 1989 e a série arrecadou também dois merecidos emmys pela composição sonora.
.
Quer ver o primeiro capítulo? Espreite os links:
.
English Version:

And although we cannot be together, we will never, ever be apart.

With this ends Linda Hamilton’s narration in the opening credits to “Beauty and the Beast”, a tv series from the 80´s.
.
The story has been around since in 1831 Victor Hugo wrote The Hunchback of Notre Dame” and in 1910 Gaston LerouxThe Phantom of the Opera”. Deform man meets woman and they create a special bound. But is deformation makes him live outside society. He is Vincent, she´s Catherine.

If showed today, the series would not run for long. Actually, it never did. It lasted only three seasons, from 1987 to 1990. Even from a distance I recall the main flaw was to follow a formula to the extreme. Vincent was always helping Catherine from dangerous bandits. But in 1998, when it was showed in Portugal, it didn’t make much difference. It was a success. From the point that started: with the melody of the overture.

Catherine’s character get murdered in the beginning of the third season. From here on, the plot stays focus on fights, violence and death. The show isn’t renew.

Actor Rol Pearlman won the golden globe for best tv series acting in the year of 1989. The show also won a two well deserved emmys for it’s musical contribution.


If you wish to see the first episode, just use the links above.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Helder Silva disse...

É deveras lamentável que uma série de sucesso da década de 80 como foi a Bela e o Monstro, ainda não tenha sido editada em dvd. E outras de menos sucesso existirem já a algum tempo..não é sem duvida por não existir mercado porque várias pessoas perguntam pela mesma.Gostaria de deixar a sugestão de fazer uma petição para encaminhar a alguma editora.

HELDER SILVA; COIMBRA

Joana Pinto disse...

Recordo-me muito bem da série, todavia perdeu-se como tantas outras...
A petição seria uma boa sugestão,mas por onde começar e que séries, para além desta, integrar?

Enviar um comentário

Your brain here! Deixe a sua impressão!