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Golden Girls/Sarilhos com Elas


Quatro mulheres com rugas no rosto, evidenciando terem acima de 50 anos de idade. Quem diria que teria tanto sucesso?

Golden Girls é uma sitcom criada em 1985 que durou 7 décadas. Visou assuntos interessantes e ás tantas controversos, a começar pela sua sipnose: Quatro mulheres idosas, separadas ou viúvas, que vivem juntas num apartamento de luxo e são sexualmente activas.

Blanche é a mais namoradeira de todas. Lança-se em aventuras românticas quase a cada episódio, tendo um comportamento muito assumido e ás claras. Dorothy foi casada por 38 anos e enganada pelo marido um sem número de vezes, até este a deixar por uma jovem hospedeira de voo. Vive agora também com a sua mãe, Sofia, que está sempre a relembrar episódios passados na sua terra natal em Sicília, Itália. O quarto elemento é Rose. Criada num orfanato em St. Olafs, uma pequena povoação rural e adoptada por uma família numerosa, as suas histórias são sempre longas, tristes, maçantes e extraordinariamente sem nexo. O que gera muitos momentos de riso. Ela é também um tanto esquecida e vive com o trauma de ter perdido o marido de ataque cardíaco na cama, enquanto faziam amor.

É graça há riqueza destas personagens e a um guião muito bem escrito, que as quatro amigas discutiam os seus problemas e partilhavam a sua amizade, época após época, sentadas na cozinha, a beber café, chá e a comer biscoitos e bolos. Tal como se passa na realidade, a cozinha das Golden Girls (mulheres na fase dourada da vida) era o centro de todos os assuntos importantes.

A série ganhou 11 Emmys e 4 Globos de Ouro. Todas as protagonistas receberam um Emmy, feito somente alcançado anteriormente por All in the Family (Tudo em família) e posteriormente por Will and Grace.

Penso que é uma sitcom com uma pitada de intemporalidade. Estou pronta para a rever a qualquer altura. Seja eu como fui então uma jovem de pouco mais de uma dúzia de anos, ou esteja já nos meus Golden Years.

English Version:



Four women with wrinkled faces, showing they’re over 50. Who would say it was going to be a huge hit?

Golden Girls is a 1985 sitcom that run for 7 seasons. It showed interesting and sometimes controversial issues, starting with it’s synopses: four elderly women, some divorced others widows, live together in a luxurious apartment and are sexually active.

Blanche is the flirtatious one. She has a romantic adventure almost every episode. She assumes it and makes no effort to hide it. Dorothy was married for 38 years with a husband that cheated on her frequently until he finally lefts her for a young flight attendant. Now she lives again with her mother, Sophia, who is constantly starting a Sicilian story (her Italian roots) with the phrase: Picture this… The fourth element is Rose. Raised on an orphanage in St. Olaf, a small agriculture community, and lather adopted by a large bizarre family. She’s an widow, who has lots of suns and grandsons. She lives with the traumatic experience of seeing her husband die wile they were making love.

Thanks to this charming characters and a well written script, this four friends chairing their friendship with the audience, were able to discuss their problems in the kitchen table for 7 seasons, over some coffee or some tea with cake.

The series won 11 Emmys and 4 Golden Globes. Each of the main actresses won an Emmy. A feature only preceded by All in the family and lather by Will and Grace.

I believe this to be a good sitcom to watch, indifferently of how many years go by. I’m ready to re-seen it, in spite of being no longer in my something dozen years old. I imagine it will be interesting to see it when my turn to enter my “golden years” arrives.


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A BELA E O MONSTRO/beauty and the beast


E embora nunca possamos estar juntos, jamais estaremos separados!

É com esta frase dita por Linda Hamilton que termina a narração da abertura da série de TV dos anos 80 “A Bela e o Monstro”.


A história é conhecida desde que em 1831 Victor Hugo escreveu “O Corcunda de Notre Dame” e em 1910 Gaston LerouxO fantasma da Ópera”: homem e mulher criam uma afinidade especial, só que ele sofre de uma grande deformação que o isola da sociedade, facto que não importa para a jovem, mas decerto atrapalha a relação. Ele é Vincent e ela Catherine.

Se fosse exibida hoje, provavelmente seria assistida por poucos. Mesmo há distância, consigo lembrar que grande parte dos episódios obedecia (como todos, principalmente na década de 80) a uma fórmula, pouco variável. No caso, Vincent tinha de andar sempre de um lado para o outro a proteger a sua bela Catherine de bandidos que a queriam prejudicar. No entanto, por volta do ano de 1988, o sucesso desta série romântica em Portugal é inegável. Todos se juntavam diante do televisor e a série começava a nos envolver assim que se escutava o primeiro acorde da melodia da abertura.

Porém, não durou muito. Foi das mais curtas da década, talvez exactamente pela incapacidade que encontrou para se renovar. A fórmula esgotou depressa e a sitcom teve apenas três épocas, de 1987 a 1990. A personagem de Catherine é assassinada no início do terceiro ano e rapidamente substituída. A partir daqui os enredos limitam-se a lutas, violência, e mortes. A série não é renovada.

O actor Rol Perlman ganhou o globo de ouro para melhor actor em sitcoms no ano de 1989 e a série arrecadou também dois merecidos emmys pela composição sonora.
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Quer ver o primeiro capítulo? Espreite os links:
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English Version:

And although we cannot be together, we will never, ever be apart.

With this ends Linda Hamilton’s narration in the opening credits to “Beauty and the Beast”, a tv series from the 80´s.
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The story has been around since in 1831 Victor Hugo wrote The Hunchback of Notre Dame” and in 1910 Gaston LerouxThe Phantom of the Opera”. Deform man meets woman and they create a special bound. But is deformation makes him live outside society. He is Vincent, she´s Catherine.

If showed today, the series would not run for long. Actually, it never did. It lasted only three seasons, from 1987 to 1990. Even from a distance I recall the main flaw was to follow a formula to the extreme. Vincent was always helping Catherine from dangerous bandits. But in 1998, when it was showed in Portugal, it didn’t make much difference. It was a success. From the point that started: with the melody of the overture.

Catherine’s character get murdered in the beginning of the third season. From here on, the plot stays focus on fights, violence and death. The show isn’t renew.

Actor Rol Pearlman won the golden globe for best tv series acting in the year of 1989. The show also won a two well deserved emmys for it’s musical contribution.


If you wish to see the first episode, just use the links above.

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Nip-Tuck


Make me Beautiful … lie! (Põe-me bonita… mente!)

Devo dizer que esta é a melhor série televisiva em que coloquei os olhos nos últimos tempos. A expressão está correcta: colocar os olhos, visto que não a sigo religiosamente. Mas quando apanho um episódio!

Há tantas razões para admirar esta série, que não vou conseguir fazer-lhe justiça. Basta porém um detalhe que para mim faz toda a diferença: Nip-Tuk é diferente de tudo o demais!

Se tem o mesmo sucesso que outras produções amplamente publicitadas, como Lost, Prison Break, Desperate House Wifes, não sei. Mas comparar é impossível. Todas estas três mencionadas seguem uma fórmula que já foi vista antes, e Lost e Prison Break até partilham uma fórmula comum. Contudo, Nip-Tuck desprende-se com maior inteligência e inovação.

Desengane-se quem pensa que esta é uma série light, para rir ou para ouvir e ver as esperadas situações que envolvem a cirurgia estética. Não reduzam o conteúdo desta série de televisão ao simples acto da cirurgia estética. Esta é uma série madura, que realmente passa muitas mensagens em simultâneo, sem se esquecer que cada uma das personagens tem vida própria. Aliás, o consultório e as cirurgias desempenham apenas um papel de suporte para um ponto de vista. Cada vez mais a vida pessoal dos dois cirurgiões e suas famílias têm amplamente mais destaque.

Existe complexidade e profundidade em cada personagem criada em Nip-Tuck. Temos o inicialmente frívolo e mulherengo Christian, que está a envelhecer e por consequente a ter menos sucesso com as mulheres. Contudo não se pode definir Christian desta forma simplista. Nenhuma das personagens desta série ficaria bem avaliada se esta avaliação ficar apenas pelas primeiras impressões. Christian, tal como os outros, tem muitas camadas e algo nele é bom e atraente. Só que não é o lado dominante. De Christian o público recebe como primeira impressão o mulherengo que usa sem remorsos os corpos das mulheres. Com o tempo, este homem começa a sentir o vazio da vida fútil e ás tantas ser pai vai acabar por se transformar na sua razão de viver. Só que a paternidade não é fácil… nem para um filho adoptivo, nem para o biológico que afinal já tem em idade adulta. Christian também vai revelar a sua sensibilidade quando Nip-Tuck aborda o tema da pedofilia. Aqui vamos ficar a saber que este rico, famoso, bem-sucedido e desprezível mulherengo é também um rapaz vítima de violação, adoptado e abandonado.

E estou a aflorar superficialmente uma única personagem, deste rico rol que é Nip/Tuck. Avisei que não seria possível fazer juz à riqueza desta série de televisão. Por isso, tudo o que posso aconselhar a quem ainda não a viu, é que vá já a correr ver. Talvez não seja qualquer um que o consiga fazer, já que a série passa longe dos dramas suaves que nos habituamos a ver. NipTuck é dramático. É intenso. É perturbador, profundo e por vezes angustiante. E aprende-se umas lições.

A série conta também com uma contribuição gráfica potente das cirurgias estéticas e de sexo. Confesso que para quem suporta bem ver este tipo de imagens e já viu tantas imagens reais, exibidas em inúmeros documentários onde a pele humana é puxada e repuxada para aqui e para ali, onde se corta, serra, desenha, sangra e se mostra as mais horríveis lesões e pûs, pensei que não teria problemas em ver o mesmo a fingir. Enganei-me. Por alguma razão talentosa, o modo como uma cirurgia decorre nesta série é bastante perturbadora. Já vi a face do rosto humano ser separada da carne sem sentir horror. No entanto, dificilmente consigo estar tão calma e racional ao ver estas cirurgias a fingir (que de fingir não parecem ter nada!). Nip Tuck surpreende muito e certamente, mexe com todos os nossos cinco sentidos.

Se você ainda não viu esta série mas é fã de LA Law e Sopranos, saiba que outros fãs destas séries ficaram viciados também em Nip-Tuck!





English Version:


I must say this is the best television series I’ve put my eyes on in the last half-decade or so. The expression is right: I don’t watch it religiously but when I see it… uauh!

There are so many reasons to admire this show that it’s impossible to me to make it justice. But for me, one thing pops right on and is what makes a difference: Nip-Tuck
is different from everything else.

Maybe (I don’t know) it doesn’t have the same publicity has Lost, Prison Break or Desperate House Wife’s. But it has much more quality. The three last ones follow some time of formula that the audience has already seen somewhere else. Lost and Prison Break actually share one. So it’s not fair even to compare this three with Nip-Tuck. This last one is more intelligent, more renewed and innovated.

There’s a lot of complicity for each one of the series characters. Don’t be fool by imagine that this is a fun comic tv series to watch lightly. Don’t reduce it content to just a simple series that shows plastic surgery being made and beautiful women on the knife and that’s basically it. Actually, that’s nothing to it.

There’s a lot of deepness in each of Nip-Tuck’s characters. For example: there’s Christian, one of the plastic surgeons. He’s a women’s man, that don’t care anything about them. He just likes to enjoy and taste a different woman every day and that is not difficult for him. He starts out as a repulsive kind of men, but as we go on the story, there’s a side of him that in good, but doesn’t domain. That comes out when he as to advice his best friend teenager son. Instead of being always irresponsible and take the young boy to the easy life, Christian many times shows he has some sense of limits. When the series focus on pedophile, we discover that this well successful, good-looking, womanizer flirtatious is also a little abandoned and adopted boy who has been raped.

There are layers and layers to Nip-Tuck drama. This is not a funny light dramatized show. This is not for sensitive or superficial taste. It’s a disturbing, dramatic, deep and sometimes overwhelming anguishing drama. One learns from it.

The series also counts with the contribution of very graphic surgery and sex images. I must confess that, for someone used to watch to real life operations trough documentaries in witch every type of injuries was showed, even the skin of someone face being separated from the flesh, I was not apprehensive at all with whatever fictitious images I could see. I was wrong. Thanks to someone talent for impressive images, Nip-Tuck surgeries are disturbing to watch. There’s no way you’re going under the knife after watching that, if you don’t really nee to, it’s guaranteed! Nip-Tuck disturbs all of your five senses.

If you haven’t seen it yet but you’re a huge fan of Sopranos or LA Law, some fans of this television series became addicted to Nip-Tuck also!



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DR. HOUSE

Nos anos 80 surgiu uma série de muito sucesso que entrou pelos anos 90 a dentro. Já revelarei o nome. Era sobre um homem que, do nada, conseguia resolver os problemas mais complicados de forma surpreendente.


Faz lembrar o Dr. House? Pois faz! Este herói dos anos 80 foi encarnado por Richard Dean Anderson e, tal como House, a série tinha o título da personagem principal: Macgyver.

Há primeira vista, as semelhanças são apenas duas: ambas as personagens são o título da série e ambos são homens que resolvem situações impossíveis. De resto, não podiam ser mais opostos, certo? Um é cientista, o outro médico. Um ia para países estrangeiros, metia-se em guerras no deserto, explodia aviões e era um homem simpático, ágil e de acção. O outro gosta mais é da vida cómoda e fácil: automóvel estacionado o mais próximo possível da porta do trabalho e pessoas a cederem aos seus caprichos. Não é ágil, é arrogante e ofensivo.

Mas as semelhanças entre as duas séries são mais próximas do que parecem. É ingrato falar de uma série que ainda não acabou. Se não acabou, ainda pode sofrer alterações radicais e mudar para melhor ou para pior. Mas como já está no ar há alguns anos, pelo menos sobre esse período de tempo pode-se avaliar a obra.

Então cá vai: Dr. House é essencialmente o título que tem: o doutor House. O restante ambiente criado à sua volta não vale nada. A vida pessoal das personagens secundárias não tem interesse. É pouco desenvolvida. O ambiente no hospital por vezes dá vontade de rir, de tão irreal que parece ser. Centrem-se, se mais nada vos chamar a atenção, na reacção de alguns familiares dos pacientes problemáticos de House. Agora retirem o House dessa história e vejam o que fica.

Nada se aproveita, certo?

Vamos por partes. O primeiro argumento que dei é o pouco desenvolvimento das personagens secundárias. Tomemos o grande amigo de House como exemplo. Wilson (nome certamente inspirado na mais famosa personagem secundária do mundo, cuja função era escutar o doutor Holmes, Sherlock Holmes).

Também ele médico, divorciado não se sabe bem quantas vezes, penso que uma das suas ex-mulheres só foi inserida na história para se envolver com House. Tirando isso, a personagem não existe. Ela vive e respira House. Tal como acontecia em MacGyver. Rever esta série de imenso sucesso hoje, é rir ás gargalhadas desalmadamente. Algumas cenas são bem ruins! O mesmo acontecerá com House, decerto.

O segundo argumento que dou é o ambiente hospitalar ser pouco credível. Pois assim me parece.

Os restantes “médicos” parecem ter como função andar a desfilar de bata branca pelos corredores e dizer frases com palavreado difícil. Por vezes acompanhados de House, apenas para que todas as cenas não se passem sentados num gabinete. Afinal, há que passar a impressão de ambiente hospitalar. Batas brancas e estetoscópio ao pescoço já não chegam para isso.

Outra forma de passar ao espectador a sensação de ambiente hospitalar é mostrar os exames e tratamentos a que os pacientes são submetidos. Aí pode ver-se toda a parafernália médica: as máquinas e agulhas, o sangue. O doente sempre, mas sempre tem uma crise inesperada, após conversar com um dos médicos de House que lhe faz uns exames e diz que está melhor.

Mas a maior crítica que faço nesta perspectiva, é às reacções dos familiares destes pacientes. Ficam sempre muito resignados. Demasiado tranquilos para quem subitamente vê um filho/pai/mãe/esposo/esposa/tio/tia enfim, um ente querido inesperadamente no hospital e escuta pela primeira vez, ou entende pela primeira vez, que este está ás portas da morte. Só um milagre é capaz de impedir a eminente morte. E ao invés de se desesperarem, de arrancarem o coração para fora, a reacção da maioria dos familiares dos pacientes de House, faz-me rir. Rir muito!

Se calhar sou eu que já estou avançada para a idade. Já estou a ver esta série daqui a uma ou duas décadas. Quem sabe?

Nem tudo o que critico em House é pela negativa. De positivo dou-lhe a própria personagem, porque exemplifica o que temos na sociedade de hoje. Na década de 80 talvez fossemos mais activos como o MacGyver. Mas actualmente, o comodismo parece ser a ambição da maioria. O conforto do parque de estacionamento bem perto da porta de casa, ou mesmo em cima do passeio para que se veja melhor da janela. Já poucos andam a pé e de transportes públicos poucos são os que não estão já na terceira idade.

Que House exemplifica um certo cinismo da sociedade, é verdade. Ele também gosta de marcar o seu ponto de vista usando as pessoas como cobaias vivas. Isso é interessante. De resto, gosto do trabalho gráfico de computador, que mostram o que acontece no interior do corpo humano durante uma reacção do organismo. Gosto da música do genérico, principalmente da primeira série, e do genérico em si.

Acabei de lembrar de outro defeito de Dr. House: o uso exagerado de uma “fórmula”. Tal como a série Ally McBeal (mas o que se passa com isto de baptizar uma série de televisão com o nome das personagens?) que teve cada episódio a terminar com um número musical, o Dr. House segue essa mesma estrada. E por falar em marcar um ponto de vista usando a própria experiência de vida da pessoa, em Ally McBeal a personagem de John Case fazia o mesmo. E cá está! Ally MacBeal é outro exemplo de uma série que foi interessante no seu tempo, mas que não tem nada para oferecer hoje. Foi inovadora, cativante, principalmente graças à contribuição gráfica que dava azo aos devaneios da personagem.

MacGyver, Ally McBeal e o Dr. House. O primeiro tem a habilidade, o segundo a loucura, e o terceiro tem tudo isto! Mas tal como MacGyver e AllyMcBeal vistos hoje, acredito que passado igual período de tempo, também os fãs vão rir muito do Dr. House e companhia.



English Version:
In the 80´s there was a television series of great success that lasted into the early 90´s.
It was about a man that, from nothing, was able to solve very serious problems in the most astonishing way.

Does this remind you of Dr. House? Of course! But his name was MacGyver. An athletic, charming, enchanted guy that had the ability of taking himself and others out of dangerous situations.

At first, they don’t seam to have much in common, do they? Only two things: they’re both men able to resolve difficult situations and their character’s name are the tv series title.

But is that all? Let’s see. One is, has it was said, an athletic, charming men, that happened to be a scientist. The other is a doctor, not athletic, not very charming. Is actually rude, selfish and likes nothing better than to have his way. MacGyver had is adventures in the middle of the desert, where airplanes exploded and wars were going on. House stays locked in is apartment most of the time, some of those times he should be at work.

But they’ve have more in common that one realises. Is not fair to criticise a tv series that is not over yet. It still runs, so changes are a possibility that may or not improve the product. But I make my judging through these first four seasons. Here it goes:

Dr. House is essentially that: The doctor House. The rest of the cast is nothing. They personal lives are almost inexistent. They’re not developed. Lets take has an example, Dr. House’s friend, Dr. Wilson (name inspired no doubt, in the most famous secondary character in the world, hum function was to listen to doctor Holmes, Sherlock Holmes). He’s also a doctor that happens to be divorced a certain number of times that we don’t even know. I think that, other than to be involved with House, none of Wilson’s ex or currant wifes had a part on the show. The other characters are very shallow too. They come across has dispensable in the story. Just take House out of the picture and see what you stay up with.

The other criticism I throw into the sitcom is the poor credibility I see in the hospital environment. Apart from going on the corridors showing themselves in white gowns and stethoscopes hugging in by the neck, speaking in doctor’s terms, sometimes in the company of House, there’s nothing interesting going on. Just others strolling around. And I believe this is done only because if they made every scene inside the five doctor’s office, it would look bad. Many times it makes me laugh. Especially in the scenes where we see the patients family reactions.

If nothing else appeals to your attention, center yourselves in that. For people who very suddenly see they love ones (a daughter/sun/father/mother/uncle/etc) in life or death situation, their reaction is almost every time very peacefully. They’re told that only a miracle can save they sun, and in three seconds they are resign. It sounds silly! Actually, is not credible.

Of course, another way to pass that hospital environment feeling to the viewer is to show all the hospital paraphernalia on use. The exams a patient has to make, the needles injections, the blood etc. The patient always, but always has an unexpected crises after having had a normal conversation with the doctor that exams him and says he’s much better.

This tv sitcom makes me laugh. Many times! Maybe it’s me. Maybe I’m already watching this show 10 years from now. And just like MacGyver, I laugh of the bad scenes that look fake but seemed ok back in the 80´s.

I don’t negative criticize everything in Dr. House. I give a positive reinforcement
to the character itself, because it exemplifies a lot of what we have today. People are not that active has MacGyver anymore. Maybe they never were. This days, people seem to ambition nothing more that a live of comfort. Like the car parking space really near to the building entrance, or even on the sidewalk so they can keep a closer look from the sleeping room window. Only extremely poor and old people use the public bus. No one walks to work anymore. People can be in debt more that what they cope with, but no luxury is putted aside. So House exemplifies something that this modern society created. Selfish people that have trouble relating with others. Also, House likes to make a point by using others as there on guineapigs.

Another positive thing about this series is the open titles. The graphic design is nice and the melody is catching, specially the one from season one. I also like the computer graphic contribution to the story, when it shows the interior of the human body reaction to some disease or treatment. That’s great!

But still, one thing almost left my mind, but I have to say it: Lots of times there´s too much of a “formula” to the episode. Just like Ally McBeal (what’s up with character’s names for tv series titles?), that had a musical ending to every single episode, Dr. House goes on also in this road. And speaking of liking to make a point using other people experiences has an example; in Ally McBeal the character John Case did much the same. And so, I’ve just remember another good tv series that only belongs to the seasons it was made: Ally McBeal. Very uninteresting now, but very good to watch back in its days, with a great computer graphic contribution to Ally dreams and illusions. And that it! MacGyver, Ally McBeal, and Dr. House. One had the skills, the other the craziness and the third has it all!

But still, I believe that, just like MacGyver or McBeal watched today, so will tv fans in the future will laugh about Dr. House.

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FRASIER - the best?



Todos os episódios de Frasier terminavam assim: “Frasier has left the building!” . Traduzido, tem o seguinte sentido: “Frasier foi embora”. Mas não. Frasier não ia embora assim tão depressa.

A sitcom esteve no ar por 11 anos. E que anos! Um guião sagaz, inteligente, longe do humor fácil com que a maioria das séries de TV faziam sucesso. O público envolto nas peripécias profissionais e familiares de Frasier, aderiu à série com apetite de voyeur.

Quase nem dava para lembrar que a personagem Frasier Crane, psiquiatra, vinha de outra série de sucesso, Cheers –Aquele Bar, que terminou exactamente na estreia de Frasier: 1993. Não que o facto tivesse esquecido. Longe disso. A situação até foi encarada com nostalgia nos episódios em que se fez referência à vida de Frasier em Boston. Mas os autores simplesmente tornaram a nova vida de Frasier mais interessante.

Ressuscitaram” o seu pai, mas “mataram-lhe” a mãe e alteraram a profissão e o carácter dessas personagens. Afinal, o pai de Frasier é um polícia reformado. A mãe faleceu e era uma santa pessoa (e não a mãe possessiva que ameaça matar Diane por namorar o seu filho em Cheers) e o máximo dos máximos, Frasier tem um irmão, Niles, também psiquiatra.

E assim está lançada a história de três homens (sem um bebé) e suas peripécias com as mulheres. Temos Ross, a produtora de rádio que trabalha com Frasier, uma mulher que adora homens e que tem uma cultura geral que Frasier e Niles desconsideram. Daphne, a empregada doméstica/fisioterapeuta que encanta Niles, as constantes conquistas de Frasier e de seu pai Martin e finalmente Lilith e Maris, uma a ex-esposa de Frasier, outra a sua cunhada.

Maris é uma personagem fascinante, que existe apenas nas falas, reacções e descrições das personagens (http://br.youtube.com/watch?v=M1dZHjfg13Y). Lilith já era conhecida de Cheers, e é igualmente uma mulher fascinante, intelectualmente mais sagaz que Frasier, o que o enlouquece. O filho de ambos vive com a mãe e faz poucas aparições na série. Contudo, aparece e surge interessante, ao revelar-se sagaz o suficiente para enganar ambos os pais para conseguir uma minimoto de presente. O irmão Niles é a personagem que mais me fascinou. As suas neuroses e a sua paixão por Daphne são hilariantes. E transforma-se numa pessoa interessante quando começa a psico-analisar Frasier e se revela mais astuto, perspicaz e maturo que o irmão.

Esta talvez seja a melhor comédia de sitcom de todos os tempos. Se é que se pode eleger uma. Sem dúvida que merece essa distinção, por apresentar o guião inteligente que se inovou e renovou por 11 anos. Também Cheers durou 11 anos. Senfield 9 e outras também estiveram aí para durar. Mas nenhuma, nem mesmo Cheers dos mesmos criadores, recorreu menos à “fórmula” e obteve o mesmo sucesso.

PREMIAÇõES: 37 estátuas Emmys
TRIVIA: Eddie, na realidade Moose, o cão da raça Jack Terrier, fez as primeiras 8 temporadas da série, sendo depois substituído pelo seu filho Enzo. Faleceu em Junho de 2006 com 16 anos.



English Translation:
Every episode of Frasier ended this way: “Frasier has left the building!”. Translated, it means “Frasier is gone”! But Frasier would not go away that quickly.

It stayed on air for 11 years. And what great years! A funny intelligent script, far away from the easy humor that gave success to other shows at the time. The public glued to Frasier with a voyeur appetite.

You can’t almost remember that Frasier was a cross-over character from Cheers, another great sitcom that came to an end in the year of Frasier’s coming: 1993. Although the audience knew him has the Boston bar client, the new family and professional oriented story of Frasier was much better to watch.

His father Martin was brought to life as a former police officer, now retired. Frasier mom had died and her character changed to a sweet understanding and loving woman, instead of the jealous mom that threatened Diane life for dating her son in Cheers. And the best of all, Frasier has a brother: Niles, also a psychologist.

And so, the story is lunched. Three men (with no baby) and their life with the women. There’s Ross, Frasier´s radio producer whose love for men and general culture kind of repulse both Frasier and Niles´s extreme moral sensibility. There’s Daphne, the house made/physiotherapist that enchants Niles, the constant Frasier and his dad conquests and finally Lilith and Maris, respectively Frasier’s ex-wife and sister-in-law. Maris is a fascinating character, as is Lilith (http://br.youtube.com/watch?v=6gJjhqrsW78). The first woman is never seen(http://br.youtube.com/watch?v=M1dZHjfg13Y). She exists only in the characters reactions and words. Lilith is an interesting character more so when she intellectually confronts Frasier and clearly comes out as the winner. And then there’s their son. He doesn’t appear much in the series, but when he does, is worth it. The boy proves whose blod runs on his veins when he intellectually deceives both parents into almost buying him a motor bike. The brother Niles is my favorite character. His affected manners, and delirious passion for Daphne are hilarious. But his annulling as an individual with Maris and the maturity and intellectual superiority when he psychoanalyzes his brother, makes him a full individual.

This is probably the best comedy sitcom ever. It certainly deserves this distintion. It presented a hilarious rich script, that cleverly renew it self during 11 years. Other sitcoms that whore around also achieved success and longevity but none was less close to “a formula” and got the same success as Frasier.


Winner of 37 emmys
Trivia: The dog Eddie, actually named Moose made the first 8 seasons of Frasier and then was substitute by his son, Enzo. Moose died in June of 2006 with 16 years.

Some Links/Alguns links para relembrar esta excelente série:
1)- http://br.youtube.com/watch?v=13W48C5tAT8
2)-http://br.youtube.com/watch?v=v-VuPbXE_bI - bloopers - erros
3)- http://br.youtube.com/watch?v=YhJWj9dTEeI -Niles puts botox on his forhead
4)- http://br.youtube.com/watch?v=bUz8ljkPIY4 - Niles and Daphne and the trip with Ross and Donny

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QUEM SAI AOS SEUS/Family Ties

Sit UBU, sit! Good dog!

(Woof!)
Pâ, pâ, pâ, pâ, pâpâ, pâ-ráá´...!


Era assim que terminava a exibição de cada episódio da série "Quem Sai aos Seus". Era a parte final mas fazia as delícias dos miúdos, que a aguardavam para cantarolar a curiosa melodia da produtora e ver aparecer a imagem do cão.

QUEM SAI AOS SEUS (Family Ties no original) é capaz de ser a série mais longamente emitida em Portugal. Quando deixava de ser exibida num canal, logo passava para outro e, deste modo, entrou no novo milénio sem que a emissão fosse interrompida.

A sua última exibição foi no canal SIC Gold. Começou por ser emitida na RTP2 na década de 80 e nos EUA, de onde a série é natural, foi exibida entre 1982 a 1989. Não é por isso, das séries mais duradouras alguma vez feitas nessa fértil década que foi os anos 80, mas atingiu uma maturidade que se diria que esteve mais que os seus 7 anos no ar. Teve várias participações especiais de actores que vieram a fazer muito sucesso no cinema: Courteney Cox, Geena Davis, Tom Hanks e River Fhoenix. por exemplo.

Traduzido à letra, o título Family Ties quer dizer "Laços Familiares" ou "Laços de Família". Embora o sentido não se tenha perdido na tradução portuguesa do título (Quem Sai aos Seus - não degenera) surpreende-me quase sempre a escolha tradutória para português no Brasil: "Caras e Caretas" - foi o título escolhido. Será que é porque, como é natural em sitcoms cómicas, existem muitas expressões faciais, ou quem decidiu o título era fã incondicional das caretas de Michael J. Fox no papel de Alex?

A história centra-se basicamente numa família. Um casal, três filhos, uns na adolescência outros quase a entrar nela. Focam-se questões diárias que fazem parte da vida de qualquer pessoa. A escola e as amizades no caso dos adolescentes, a família e o emprego no caso dos adultos, e por aí fora. Mas "Quem Sai Aos Seus" foi uma série bastante inovadora. Ela mostra uma família que, apesar da "generation gap" (brechas entre gerações, digamos) consegue comunicar. E este é o seu maior trunfo, o que fez com que todos se colassem ao ecrán para a assistir. A família discutia e desentendia-se e passavam pelo mesmo tipo de problemas que todas passam. Mas acabava sempre tudo bem, através do diálogo e da comunicação.

Eis a razão de gostar tanto desta série. Durante muito tempo não sabia nem pensava o que podia esta possuir para gostar de a ver mas, com o tempo, fui percebendo.

Em jovem adolescente a parte mais agradável do meu dia era ver sitcoms. "Quem Sai Aos Seus" fez parte de um rol delas, que passavam num canal parabólico em séries de quatro, o que me facultava duas horas de pura risada diária. Sim, não tinha legendas! O que só aperfeiçoou a minha percepção da língua inglesa.

Tive oportunidade de viver em Inglaterra em duas ocasiões diferentes. E agora me lembrei que, não sei porquê, em ambas as ocasiões tive pessoas a me perguntar onde é que tinha aprendido a falar a língua, pois a falava bem mas, num estilo "americano".

Ora bem! É por esta razão e também por outras, que defendo a exibição de séries e filmes legendados. No Brasil tudo é dobrado (ou dublado, como dizem). Em Portugal todos os filmes exibidos na televisão e também os vendidos em DVD estão na sua versão original, apenas legendados para português. Até pouco tempo, o mesmo se sucedia com os documentários. Mas com a chegada da TV por cabo e dos canais documentais, estes passaram a ter tradução portuguesa. Uma pessoa habitua-se mas, é preciso ter cuidado, para não se perder o contacto com as línguas originais. Nada melhor do que deixar os nossos sentidos serem conduzidos pela sonoridade que originalmente decidiram atribuir a uma obra!

Mas desengane-se quem pensa que isto basta para aprender um pouco melhor uma língua estrangeira. É claro que ajuda. Não sei falar quase nada em Francês e o facto de passarem menos filmes franceses na televisão não é coincidência. Mas aprender na escola, bem ou mal, ajuda. Porque além de perceber, há que falar, ler e escrever! Digamos que as duas experiências se complementam.

Voltando a "Quem Sai aos Seus", o seu "trunfo" é, sem dúvida, mostrar uma família em comunicação. A série facultou uma nova percepção de família, mostrou outras formas de agir. Os pais "Elyse e Steven Keaton" não eram pais rígidos e opressores, que impunham o seu pensar aos filhos e exigiam obediência total. Por seu lado, ás vezes eram os filhos que se sentiam incomodados pelas demonstrações de afecto dos pais e pelo seu sentido cívico. Porém, não deixavam de ser miúdos em crescimento, com os problemas comuns e as traquinices habituais. Esta era uma família normal, mas que povoava pouco o ecrán. Para uma sociedade de desenvolvimento industrial rápido, mas com as suas raízes na pobreza extrema e na dificuldade de comunicação entre filhos e pais, como é a sociedade portuguesa, a série pode ter contribuido para formar, indirectamente, a maneira de ser da geração que se seguiria na idade adulta.



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