77777777777777777777777777777777777

RSS
Olá Baby. Com tecnologia do Blogger.

SMALLVILLE

Há muito que esta série merece referência aqui neste blogue sobre séries e programas de televisão.
Devia andar pelo ano de 2003 quando a vi pela primeira vez, a passar ao início da tarde na RTP1. Quando começou, logo cativou. No horário em questão e com aquele início, não parecia uma série, mas um filme a começar. Não era, e ainda bem! Os filmes de fim-de-semana são sucessivamente uma porcaria e a série rexuscitou as tardes televisivas para mim. No fim-de-semana seguinte lá estava eu, sintonizada na RTP1, para ver outro capítulo. Quando o episódio terminou, estava excitada. Tive uma vontade enorme de fazer parte daquele projecto!
.
Mais tarde, em conversa com uma amiga que dava explicações a crianças aos fins-de-semana, vim a descobrir que também ela se sentiu fascinada por esta série, tendo, inclusive, decninado dar explicações àquela hora, inventando uma desculpa, só para poder ver a série tranquila.
.
No ano seguinte encontrei um amigo estrangeiro, que adorava a série! Já éramos três pessoas totalmente diferentes, com interesses em comum. E o mais interessante em tudo isto é que... andávamos, uns mais avançados outros ainda no início, todos na casa dos 30!

.
Supostamente uma série que cativava mais adolescentes e crianças que público adulto, SMALLVILLE merece rasgos elogios. Acredito que é uma série que gerações vão poder continuar a ver. Acompanhar as aventuras de Clark Kent, ainda mais quando este vem personificado no corpo de um actor fisicamente tão marcante, é muito tentador. As similaridades com o carisma de Christopher Reeve, o super-homem do cinema, não passam despercebidas. Ambos dotados de uma farta cabeleira castanha e uns olhos azuis penetrantes, o novo (jovem) Clark Kent tem tiques que fazem lembrar o outro. Embora distintos, a interpretação é tal que parecem mesmo a mesma pessoa! O que só ajuda a história, a série e a personagem.
.
Novos personagens e situações complectamente inusitadas e inesperadas são o trunfo que, episódio atrás de episódio, enriquecem a série. No início da vida do Super-Homem, descobrimos que o grande amor da sua vida chama-se Lana Lang... mas espera aí: então e a Lois? A Lane? Bem, quando essa entra na história, já na quarta temporada, os dois vivem às turras e ela é até lhe dá um diminutivo depreciativo.
.
Pela 9ª temporada, agora em exibição no canal FOX NEXT, a situação começa a seguir o rumo da história que tão bem conhecemos... e surge um Clark mais adulto, já não estudante do liceu mas sim um profissional jornalista. E que bem que o fato e gravata lhe ficam!... O rapaz da quinta, que andava de jeans e tshirt azuis e blusão vermelho, transforma-se num ícone de moda de dar inveja ao (imagine-se) falecido Lex Luthor! Mas quem pensa que isso é uma traição à história original, esqueça. Em Smallville, tudo é possível. Pessoas são clonadas, ocupam outros corpos, etc. A morté é assim, um mero ponto de vista.
.
Na história de vida do jovem kent, surge um típico adolescente que tem de aprender a lidar com as situações normais da adolescência, ao mesmo tempo que carrega o pesado fardo de ter super-poderes. Nas primeiras temporadas o sobrenatural não é explorado muito além dos poderes de Clark. Com o tempo, a cidade de Smalville vai ficando cada vez mais populada de criaturas esquisitas e os "freaks", como dizem, passam a ser uma constante. Um pouco estranho de início mas depois, acostumamo-nos e aceita-se bem esta fase mais fantástica da série que retrata a juventude do Super-Homem.
,
Agora que está a repetir na televisão, voltei a ver e continua a agarrar a minha atenção. Para alguns, a série, pelos anos que tem, não pode inovar-se muito mais. Mas creio que estão errados. O que acontece é que as pessoas tendem a descartar coisas que sabem cá estar por algum tempo... preferem novidades. Mas, se Smallville surgisse agora, e na 9ª temporada, o público ia aderir com a mesma sensação de refresco. Afinal, está na moda, tudo o que é sobrenatural. Vampiros estão em todas e, por mais efeitos especiais que este tipo de séries tenham, não se comparam à qualidade cinematográfica de SMALLVILLE. Na 9ª temporada, ainda estamos para ver como Clark vai descobrir o seu poder de voar... será que está reservado para um momento de socorro a Lois Lane? Assim esperamos! Levitar foi com Lana. Deitar raios vermelhos com os olhos, foi enquando adolescente excitado... é uma série muito bonita de assitir. A humanidade de Clark é simplesmente bonita. Que pena não passar para a vida real.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS