77777777777777777777777777777777777

RSS
Olá Baby. Com tecnologia do Blogger.

Casa dos Segredos - escolher o vencedor

A semana passada pediram aos quatro finalistas do programa Casa dos Segredos para ditarem as razões pelas quais acham serem eles merecedores do grande prémio. Sinceramente, só uma pessoa me convenceu. E ainda assim, foi por aquilo que dela vi na casa porque, razões externas, como sonhos e projectos, não pareceram ser sólidos ou definidos. Falo de Ana Isabel que, a meu ver, é quem ali superou vários dramas e mostrou ser dona de um sentido de integridade linear.
.
Eis as razões apresentadas pelos concorrentes:
Ana Isabel: "Fui e sou uma vencedora, passei por muito aqui dentro, chorei, ri e quero tirar o curso de medicina, que é o meu sonho".
.
António: "O gado está ao relento."
Compreendo que corrigir este facto é uma meta importante que faz diferença na qualidade de vida da família. Mas, para construir um abrigo, é preciso ir a um programa de televisão ganhar dinheiro? Não existem vizinhos com tábuas e pregos para ajudar a construir algo improvisado? Não acredito.
Se o contracto com a Endemol não o impedir, o único benefício que António pode tirar desta experiência é usar a sua popularidade enquanto ainda está quente para conseguir que lhe construam um abrigo em troca do uso da imagem. Mesmo com a falta de dinheiro e em crise, talvez tenha sorte e consiga que alguém ainda aposte neste tipo de investimento. Mas não precisa do prémio!

Ivo: "Se calhar não devia fazer mas se ganhar o dinheiro vou isolar-me, preciso ficar sozinho."
What the hell?? P'ra isso não precisas de dinheiro, meu!

Vera: "Para ajudar a minha mãe, para tirar um curso melhor que aquele que tenho, de representação".Que raio?? Outra que não sabe o que quer fazer com o dinheiro, nem porquê!

Neste instante o programa está no ar, com cada concorrente a ir ao confessionário e a encontrar-se com um familiar. (Coitados dos familiares que foram empurrados para este concurso sem o .desejarem!).
.
A conversa de António com a sobrinha no confessionário foi, para mim, importante de ouvir. Muito mais rica e genuína que a da concorrente anterior, também presenteada com a visita de um familiar. Vera e a mãe sentaram-se no sofá sem grande emotividade, sem nada para dizerem uma à outra. Sim, existiu a choradeira do costume por parte da concorrente e a mãe disse à filha as palavras da praxe, típicas de progenitora que mima a cria. Mas tirando isso: nada!
Seguiu-se Ana Isabel. A mãe da concorrente, que nem queria aparecer nas galas, entrou agora dentro do emblemático confessionário (lugar ao qual não conseguem mudar o nome na "transição" dos formatos de realitty show). Tal como esperava, a reação das duas pareceu-me muito mais emotiva. Ana saltou do sofá e prolongou-se no abraço à mãe. Isso diz muito. Reparei que António fez o mesmo com a sobrinha. É aquela primeira reacção genuína. Concordo com a mãe de Ana. Esta, de facto, tem fibra e portou-se bem. Deve ser um orgulho imenso!
.
Por fim e já como estávamos a esperar, a surpresa de Ivo é o pai. O concorrente que diz ter entrado para o programa para se aproximar do progenitor, o qual não via há dois anos e meio, portou-se como eu esperava: não olhou o pai na cara nem por um instante! Isso perturbou-me, confesso. E pareceu incomodar também o pai, que o chamou à atenção, mas o filho não conseguiu corrigir a sua postura. Dá a sensação que tem vergonha de o olhar nos olhos. Não sei nem quero conhecer a história por detrás da separação familiar. Fico feliz por a situação ter sido revertida. A família é tudo, é importante, e Ivo descobriu-o a duras penas. Infelismente, julgo que há algo nele que não tem "correcção"... mas cada pessoa tem a sua forma de ser e muita sorte tem ele por estar cercado de pessoas que o tentam compreender a aceitar quando, o próprio, se calhar não daria essa oportunidade se estivesse no lugar do outro. Ivo tem, como Ana Isabel disse, charme e isso conta muito para seduzir as pessoas. Mas também mostrou ser intriguista, falso e conspirador. Não podemos esquecer disso porque, a situação, faz a pessoa! Noutro contexto igual, ele voltaria a chamar nomes a terceiros, a ser uma coisa pela frente e outra por trás... é natural que agora, no final, com menos concorrentes, todos se dêm um pouco melhor. A questão é mesmo essa: uma sociedade não é feita de quatro pessoas num universo, mas de muitas. E, nesse contexto, a prestação de Ivo é outra totalmente diferente. O ser humano é que é uma criatura fantástica, que não é taxativo e põe atrás das costas divergências e insultos à sua pessoa. Ana é fantástica nesse sentido, pois afirma que Ivo teve comportamentos impróprios na casa mas também admite que sempre existiu respeito. É uma rapariga com uma boa visão das coisas. Já Vera, é menina, conforme o próprio Ivo já constatou. Um pouco crescidinha mas looonge da maturidade de Ana. Quando chegar à casa dos 30 é que vai notar a diferença e saber o que é hoje!
.
Não é segredo: eu torço pela vitória de Ana. Mas logo se verá. Agora, não saberem o que vão fazer ao dinheiro é que surpreende. Espero que estejam preparados... o dinheiro do prémio não vem logo e sofre descontos! Nem a mesada eles devem receber logo... um programa de TV não é um ordenado salarial! Mas, como teve sucesso, vão pagar-lhes até com mais antecedência, embora pareça uma eternidade.
.
E assim se aproxima o final do 1º concurso Casa dos Segredos. Como se sabe, nada supera a surpresa do primeiro, mas sempre há espaço para terceiros.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da maneira entusiasmada que escreveu, apesar de não simpatizar com a Ana Isabel!
Não concordo com a visão de "mulher madura" que lhe atribui pois para mim todas as suas atitudes levam-me a considerar-lhe uma "menina mimada" que não consegue debater com pessoas com ideias contrárias!
Com certeza será uma concorrente muito forte para a final ainda para mais depois do sucedido com o seu namorado que lhe atribuiu o papel de mulher lutadora, sofredora e vitima de violência. (será?)

Jogadora sim, merecedora....quanto a mim não.

Fã da TV e Cine disse...

Obrigado pelo seu comentário, respeitoso, mesmo tendo uma opinião diferente. É isso que considero que a Ana é. Não creio que os portugueses gostem dela por pena. O episódio que viveu com o namorado mais depressa serve para a retirar da casa do que a mantinha lá dentro.

A razão porque a Vera nunca foi nomeada prende-se tão somente no facto dos concorrentes estarem mais empenhados em conseguir expulsá-la da casa. É uma pressão enorme e não a vi comportar-se com revolta e maldizer.

Acho a Ana uma pessoa com um estilo de falar que pode ser confundido com altivez mas depressa percebe-se que não é nada disso. Ela é sincera e frontal. Todos os concorrentes têm defeitos, porque haveria ela de ser penalizada pela expressividade? É nas acções e na postura que, a meu ver, revelou ser verdadeira.

Enviar um comentário

Your brain here! Deixe a sua impressão!